quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mais Uma Análise Em Evanescence


Na foto Amy Lee aparece vestida aparentemente como uma noiva beijando um corvo( animal que relaciona-se com a magia nos filmes , na mídia e no imaginário popular) Seria o corvo a representação de Satanás? Seria Amy uma "virgem" consagrada a Ele?

E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.(Jo 3.19-20)



Biogrfia de Amy Lee



Amy Lee fundou a banda Evanescence juntamente com Ben Moody quando se conheceram num acampamento para jovens. Ben (com quatorze anos) estava assistindo uma partida de basquete quando ouviu Amy (com treze anos), tocando e cantando "I'd Do Anything For Love (But I Won't Do That)" de Meat Loaf no piano. Logo começaram a conversar; Amy mostrou a Ben algumas composições de sua autoria, eles concluíram então que tinham a mesma tendência musical. Assim, Ben convenceu Amy a formarem uma banda, surgiu então o Evanescence que mistura elementos de rock com musica clássica,[carece de fontes?] mistura comumente vista no Rock Progressivo.

Sua familia constitui-se dos pais (Sarah e John Lee), um irmão (Robbie Lynn Lee) e duas irmãs (Lori e Carrie Lynn Lee). Ainda na escola, foi presidente do conselho de corais e participou de grupos de teatro . Amy nasceu na Califórnia, mas sua família mudou-se para vários lugares, incluindo os estados do Illinois, Kansas e Flórida, mas finalmente, quando Amy tinha treze anos, instalaram-se em Little Rock, Arkansas, onde o Evanescence começou. Ela se formou em 2000 na Pulaski Academy, e também freqüentou a Middle Tennessee State University.
(Trecho retirado do site wikepédia)

Gostaria de poder analisar muitas músicas desta banda, a qual fui muito fã antes de converter-me.
Vou analisar não somente as letras das canções, mas a verdade que elas possuem: o sentimento de um pecador que conheceu a Deus e encontra-se longe Dele.
Amy Lee foi evangélica na sua infância e adolescência, porém as coisas da vida a sufocaram. Sabemos que perdeu sua irmã de 3 anos, e em suas músicas Amy fala sobre isso.

É notável o sentimento de angústia que as músicas do Evanescence trazem. Uma pertubação na mente e um sentido de depressão nas letras.
Vejamos primeiro Bring me to Life( traga-me para a vida):


Como você pode ver dentro dos meus olhos como portas abertas
Direcionando você até meu interior
Onde me tornei tão entorpecida sem uma alma
Meu espirito dorme em algum lugar frio
Até que você o encontre e o leve de volta pra casa

(Refrão)
(Acorde-me) Acorde-me por dentro
(Eu não consigo acordar) Acorde-me por dentro
(Salve-me) Chame meu nome e salve-me da escuridão
(Acorde-me) Faça meu sangue correr
(Eu não consigo acordar) Antes que eu me desfaça
(Salve-me) Salve-me do nada que eu me tornei

Agora que eu sei o que me falta
Você não pode simplesmente me deixar
Dê-me fôlego e me faça real
Traga-me para vida

Congelada por dentro, sem seu toque, sem seu amor
Querido, somente você é a vida entre os mortos

Todo esse tempo, não posso acreditar que não pude ver
Mantido na escuridão, mas você estava lá na minha frente
Eu estive dormindo há mil anos
Tenho que abrir meus olhos para tudo
Sem um pensamento, sem uma voz, sem uma alma
Não me deixe morrer aqui, deve haver algo mais
Traga-me para vida

A letra dessa música não poderia ser mais clara. Amy Lee reconhece o poder de Jesus de sondar seu coração, quando pergunta:Como você pode ver dentro dos meus olhos como portas abertas? e confessa estar distante dele e pede que Cristo a traga de volta para a vida, que ela perdeu.

Percebemos essa distancia espiritual quando diz:

Meu espirito dorme em algum lugar frio
Até que você o encontre e o leve de volta pra casa

Aqui o assunto é espiritual, a própria autora reconhece isso, pois seu espirito está em um lugar frio e sombrio, assim como o filho pródigo se distancia da casa de seu pai, Amy diz passar pelo mesmo.

O refrão desta música é um grito de desespero de quem já teve muita intimidade com Deus, mas que por algum motivo perdeu-se no caminho e agora sabe muito bem o estado em que se encontra: na escuridão.

Amy como filha de pastor conhecia muito bem a bíblia e cita verbos bem claros: Acorde-me, salve-me.
Perceba a confissão de Lee :-Salve-me do nada que eu me tornei...ela não era, mas tornou-se vazia por dentro!

É impressionante o desespero que o videoclipe dessa canção consegue transmitir.Amy parafraseia um verso da bíblia nessa musica:

Dê-me fôlego e me faça real
Traga-me para vida

Davi disse: Não retires de mim teu Espirito, ou seja, teu Ruach, teu fôlego. Pois sabia que só possuia vida através do Espirito De Deus.

Para quem acha que eu estou forçando o texto, veja que Amy está falando de Jesus:

Querido, somente você é a vida entre os mortos

Ora, só Jesus ressuscitou dos mortos e todos sabemos disso. Jesus ressuscitou para nunca mais morrer, ele é o primogênito dos mortos.
Amy conhecia bem a Jesus e sabia que mesmo distante Dele, em pecados, no mundo, Jesus jamais a abandonou, pois essa é a graça de Deus. A Palavra diz : Jamais te deixarei!

Todo esse tempo, não posso acreditar que não pude ver
Mantido na escuridão, mas você estava lá na minha frente

Jesus é a luz do mundo, como diz as escrituras e o tempo todo Amy lee faz alusão a luz x escuridão.

E por fim nessa canção ela diz que se morrer como se encontra, sua alma estará perdida para sempre.E faz um pedido: Não me deixe morrer aqui.

Tenho que abrir meus olhos para tudo
Sem um pensamento, sem uma voz, sem uma alma
Não me deixe morrer aqui, deve haver algo mais
Traga-me para vida

Vamos analisar outra música, onde Amy fala claramente de seu afastamento de Deus, de sua luta espiritual, sua pertubação.
A música Tourniquete (Protetor)é uma oração evidente de alguém que está prestes a cometer o suicídio, tamanho a pertubação mental que está sofrendo:

Protetor

Eu tentei matar a dor mas só me trouxe mais
Eu caio morrendo e eu estou derramando remorso sanguinário e traição
Eu estou morrendo, orando, sangrando e gritando
Estou muito perdida para ser salva? Estou perdida demais?

(Refrão)
Meu Deus, meu protetor
Retorne para a minha salvação
Meu Deus, meu protetor
Retorne para a minha salvação

Você se lembra de mim? Perdido a tanto tempo...
Você vai ficar do outro lado ou você vai me esquecer
Eu estou morrendo, orando, sangrando e gritando
Estou perdida demais pra ser salvar? Estou perdida demais?

(Eu quero morrer)

Minhas feridas choram para o túmulo
Minha alma chora por libertação
Eu vou ser negada?
Cristo! Protetor! Meu suicídio

Será que preciso comentar alguma coisa sobre esta música. Vemos uma pessoa desesperada, sem paz, pedindo misericórdia ao Deus que abandonou.
Vemos alguém com remorsos, sangrando, ou seja, perdendo as forças de viver.
Talvez por uma suposta traição ou algo que fez e por saber que errou pede que Deus retorne a sua vida.
Aqui Amy questiona o amor de Deus, acha que Jesus se esqueceu dela e por isso ameaça cometer um suicidio.
Não sabemos o que Amy quis dizer com essa letra, pois cantada perde muito a entonação das palavras para se encaixar num ritmo.
Dependendo da entonação pode ser um escárnio de alguém que não se importa com Deus ou com o que ele acha dela: Eu vou ser negada?...mas pode ser uma fala de alguém arrependido e com medo de ser negado.

Amy sabe que suas obras não tem valor algum e não podem amenizar seu sofrimento. Ela tentou acabar com a dor, mas so conseguiu mais dor ainda. É desse Jeito mesmo!
Somente a confissão de nossos pecados pode trazer paz para nosso espírito.


Amy Lee é uma pessoa que possui ou possuiu um conhecimento espiritual da verdade. Ela mesmo admitindo não ser cantora gospel, e de fato não o pode ser, fala constantemente de assuntos espirituais em suas composições. Suas fotos remetem a espiritualidade, muitas vezes gótica e sombria, representação de sua alma distante da luz.

Vejamos mais uma canção:

Campo da Inocência

Ainda me lembro do mundo
Dos olhos de uma criança
Devagar esses sentimentos
Foram encobertos pelo que sei agora

(Refrão)
Aonde foi parar meu coração?
Em uma troca injusta pelo mundo real
Oh, eu... eu quero voltar
A acreditar em tudo e saber de nada

Ainda lembro do sol
Sempre morno nas minhas costas
De algum modo ele parece frio agora

[Latim]
"Jesus, Rei admirável
Nobre conquistador
De doçura inefável
Amigo de todos"

"Conforme os dias se vão, diante de meu rosto
Enquanto a guerra estoura na minha frente, me encontro, nos últimos dias de existência, desse pobre vilarejo, esse parasita dentro de mim. Eu o fiz sair. Na escuridão da tempestade jaz um mal, mas esse sou eu"

Eu ainda lembro...

Em todas essas canções procurei mostrar que Amy Lee teve experiências com Jesus Cristo e seu afastamento dele tornou-a uma pessoa depressiva, sombria, triste, ela mesma fala sobre isso em suas músicas.
Quando Amy fala do sol em suas costas está falando da presença de Cristo, o sol da justiça, que um dia esteve bem perto dela.
Amy se pergunta o que a levou a se afastar tanto de Deus. Ela fez uma troca injusta e quer voltar a inocência que um dia possuiu.

A cantora do Evanescence diz haver um parasita dentro dela, ora, um parasita é um ser indesejável, um inquilino que prejudica a saúde de seu hospedador. Ela também sabe que os dias estão passando e suas oportunidades de arrepender-se também. Ela também diz enfrentar uma guerra e uma tempestade na escuridão, e admite que essa é sua personalidade atual: confusa e aflita.
O que mais Amy desejava quando compôs essa música era retornar ao compo da inocência, aos pastos verdejantes e águas tranquilos que só o bom pastor e rei nobre, Jesus, tem pra lhe dar.



Em uma de suas músicas Amy Lee diz que há alguém invisível que a pertuba, com sussurros em seu ouvido. Ela está assombrada com a presença desse ser em sua vida. Diz também que ele não a deixa em paz e por isso ela não sabe se o ama ou se o odeia( confusão mental, é isso que o diabo faz)
Vejamos a letra de Assombrada:

Assombrada

Longas e perdidas palavras sussurram pra mim
Ainda não posso achar o que me mantem aqui
Quando todo esse tempo estive tão vazio por dentro
Sei que você ainda esta aqui

Me olhando, me desejando
Posso sentir você me assombrando
Te temendo e te amando
Não vou deixar você me assombrar

Te procurando posso, sentir seu cheiro-vivo
Seu coração esmagado na minha cabeça

Me olhando, me desejando
Posso sentir você me assombrando
Me salvando me raptando
Me olhando

Me olhando, me desejando
Posso sentir você me assombrando
Te temendo... te amando
Não vou deixar você me assombrar

37 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Realmente as letras são bem cristãs, porem com uma dose de amargura e afastamento de uma vertente que um dia a conduzia ou seja as Escrituras Sagradas. Devemos orar pela Amy Lee, também era muito fã dessa banda antes de me converter ao Cristianismo-Protestante, vamos orar, ainda creio que Amy lee será usada poderosamente por Deus para atrair seus Fãs aos pés de Jesus Cristo. Amem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o talento dela é inquestionável! É uma pena que suas canções não sejam louvor a Deus.

      Excluir
    2. GENTE QUE AMY LEE VOLTE P JESUS,SEMPRE GOSTEI MUITO DAS MUIKAS DELA NUM PENSEI K FOSSE EVANGÉLICA......DEUS TRAGA TUA FILHA PARA TUA CASA,QUE ME COMPROMETO A ORAR POR ELA...........

      Excluir
  3. Que a Amy volte para o lado de Jesus Amém!

    ResponderExcluir
  4. Que a Amy volte para Jesus Amem!

    ResponderExcluir
  5. infelismente ela esta no caminho errado... que ele volte para Jesus, estarei orando por ela

    ResponderExcluir
  6. Vc se diz tão fã do Evanescence q nem sabe o q ela vive falando.Sempre diz q n gosta de q a banda seja associada ao cristianismo e da risada qndo as pessoas começam a fala sobre isso.Amy é evangelica,frequenta a igreja batista qndo pode por causa dos shows,ela é casada na religião e o marido tbm é.O evanescence td é cristão.Se vc fosse tão fã assim,saberia q ela disse uma vez q "O evanescence é uma valvula pros meus sentimentos mais pesado" por isso q a banda é obscura,dark,e a familia dela tbm é cristã.O avó paterno é pastor de uma igreja q fica em Little rock onde a banda nasceu.Então antes de ficar demegrindo o evanescence,PROCURE SABER SOBRE A BANDA JA Q UM DIA SE DECLAROU FÃ.Isso pra mim é coisa de poser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro leitor, na palavra de Deus ou é sim sim ou não não não se tem dois pai um dia amo um e no outro odei e com ele coloco pra fora todas as minha emoções quem tem Cristo realmente em sua vida não o tem vergonha de mostrar que é dele que é filho dele um dia você vai entender ter intimidade ser de Jesus ser de cristo não é ser batista, da universal ou assembleia isso são templos a qual lá existem religiosidades ser temente a Deus é diferente é invocar estar com ele em qualquer lugar pois ele é um Deus vivo. Infelizmente as pessoas vivem de mascaras e não são leais e nem verdadeiras com elas mesmas que dira com o próximo com os fãs que na verdade são meros instrumentos usados para dar sustento e luxo aos chamados artistas.

      Excluir
    2. vc é muito mentirosa.a Amy é boa e ñ precisa fazer pacto nenhum;ela é sensivel a este mundo cruel.Eu amo a Amy e vou continuar ouvindo suas lindas musicas.

      Excluir
  7. tudo faz sentido mas gostaria que voce analisa-se as musicas do Evanescence ( sao novas ) The Other Side e Erase This na The Other Side ela declara claramanete de que esta arrependida ... analise a este novo album da banda Evanescence na qual na capa é uma Cruz ... o cd esta cheio de mensagens creio eu que todas lindas !! bjus e obrigada

    ResponderExcluir
  8. tambem vou orar por ela tao linda e com um talento enorme !!

    ResponderExcluir
  9. Ela tem um enorme talento, e quer muito voutar para jesus, vou orar por ela para que ela possa libertar-se de todo mal que a prede e voutar para os caminhos do senhor jesus!

    ResponderExcluir
  10. 1° ''Bring me to life'': "Abrir sua mente. É sobre acordar para todas aquelas coisas que você tem perdido por muito tempo. Um dia alguém disse algo que fez meu coração acelerar por um segundo e eu percebi que por meses estive paralisada, só passando pelos caminhos da vida" - Amy Lee. Amy dedicou Bring me to Life para Josh, seu namorado depois de Shaun. Ela o intitula "como uma estranha obsessão estúpida".

    2° ''Tourniquet'': Essa música não é do Evanescence. É apenas um cover da banda Rocky Gray que era de uma banda de death metal cristão antes de se juntar ao Evanescence.

    3° Haunted: Essa música fala sobre uma estória, mas a estória é grande, então eu não vou colocar aqui. Mas, caso queira ver, é só pesquisar no google.


    Não sei porque querem tanto que os artista tenham pacto com o Demônio. A Amy não tem pacto nenhum, aliás, ela nem precisa disso, pois ela tem talento!

    ResponderExcluir
  11. amy diva haunted uma otima musica voces que são lokos ve diabo em tudo vão se tratar voces

    ResponderExcluir
  12. Nossa, muito interessante essa análise. Eu também era fã dessa banda antes de encontrar Jesus. Nossa ela deve sofrer muito, vou orar para que ela se liberte dessa escuridão, pois eu sei como isso é terrível, pois já vivi nesse mundo sombrio de que ela tanto fala. Entretanto comigo foi o inverso, eu não conhecia Jesus ela já conhece... Logo que me converti pensei como seria bom se ela dedicasse essa voz maravilhosa, esse talento todo para louvar e glorificar Nosso Senhor Jesus.
    Obs.: Não estou afirmando que ela tenha algum pacto com alguém, apenas concordo que ela já conheceu a luz, mas que no momento está nas sombras.

    ResponderExcluir
  13. ouvi falar que o Evanescence fizeram um ritual num cemiterio, onde jogavam sangue de bode na Amy Lee nua, isso para ter fama, dinheiro e poder.. talvez quando ela fala de traição, ela pode estar falando disso.. se vendeu para o diabo.. quem serve a deus e se vende ao diabo trai Deus.
    Sou cristão, mas gosto muito da banda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente isso são especulações! bjs

      Excluir
    2. OMG !! Giulia,é claro que a Amy Lee não fez isso !!
      ( Tenho que pedir desculpas aos meus olhos por ter lido essa bobeira )

      Excluir
    3. Nossa, não posso negar que vc é criativa, kkkkkkkkkkkkkk.

      Excluir
  14. Não sou fã, apenas curto a banda. Acho a Amy uma artista excepcional!
    Costumo analisar o q estou apreciando, por isso pesquisei sobre a banda e descobri coisas interessantes, como esse assunto.

    Pra começar quero q vejam o q a Amy diz sobre Deus e os rumores da banda ser religiosa:

    "sou a única cristão verdadeira no grupo"

    "Pessoalmente, eu não esconderei, Deus tem um lugar importante na minha vida, e sem ele eu sei que não teria superado muitas dificuldades".

    (Isso mostra q ela não tem vergonha de Deus, como foi dito em um dos post).

    "a nossa música é universal e não fala sobre religião. É simplesmente humano e com toques de fãs do mundo inteiro, de todas as religiões e todas as origens".

    Fonte:
    http://www.evrockbrasil.com/2012/05/amy-nossa-musica-e-universal-e-nao-fala.html#ixzz2Lj7XkyZm

    Vemos q ela deixou claro ser cristã, ela tem uma vida com Deus, porém a banda e as suas músicas não tem nada a ver com religião, pelo menos não é essa a intenção. Suas composições falam de sentimentos, todo cristão passa por conflitos como qualquer um, isso é fato, e cada um se expressa de um jeito, ela expressa o q sente na arte, q é a música.

    Realmente as composições da Amy são bem depressivas e aparentemente sombrias, isso não quer dizer q ela é infeliz ou q esteja passando por isso diariamente, ela explica sobre isso quando fala da música líthium nesse site, e tbm fala de suas outras composições, leia:

    http://evanescence.com.br/banda/sobre

    Hoje, se analisarmos, veremos q a Amy está mais leve e menos dramática, ela sorrir mais, suas canções estão mais abertas para a felicidade, tipo, as letras do álbum mais recente falam muito de superação, volta por cima...
    Acho q todo aquele drama , fez parte do FALLEN, do início de carreira, ela era muito jovem, havia muita pressão, em fim, quando se é jovem há uma forma diferente de ver a vida e encarar os problemas, muitas vezes somos mal interpretados.

    Em fim, a amy não é uma cristã como eu e vc, e passa por conflitos, perdas e dores q servem de inspiração para compor, essa é a diferença, ela transforma a dor em arte, em uma bela arte, as superações tbm.

    Olha, nem td mundo q vive dentro de uma igreja, tomando santa ceia e anda com Bíblia de baixo do braço está salvo, tem muita gente q não segue esse perfil, porém, tem uma vida muito mais integra com Deus, te garanto. As aparências enganam. Não julgue a Amy ou qualquer outro pelo q aparenta ser, já q só Deus consegue enxergar o coração. Devemos tomar cuidado quando analisamos algo. Eu sei q a autora desse blogue não quer denegrir a imagem de ninguém, apenas procura entender e esclarecer as coisas no ponto de vista dela, assim como eu tento esclarecer de acordo com os fatos e o meu ponto de vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palmas pra vc, falou T-U-D-O! Post finalizado!

      Excluir
  15. Siceramente contudo que li neste blog, eu sou fanático pelo EVANESCENCE, adoro as músicas ao vivo do dvd ANYWERE BUT HOME, realmente a Amy transmite em suas músicas um sentimento de perca como a voz de raiva no início de GOING UNDER, adoro esta música! O levantamento referente a análise neste blog, realmente é interessante. Pois trechos demonstram tais razão de muitos jovens, adultos que são fãs da banda! Que se identifica com a Banda, certamente concorda com a análise da autora do BLOG. As músicas são confusas, demonstram atos de depressão, de perca, de vazio, de confusão, mas enfim... Adoro o jeito e o modo da Banda, sou feliz com ela, me identifico! Adorei a análise e todos os comentários!

    ResponderExcluir
  16. Eu amo muito o Evanescence,mas...muita coisa faz sentido :/

    ResponderExcluir
  17. lembre sao apenas musicas (da banda)ela pode ate cantar mais nao pratica goticismo e é a melhor banda do munda para mim

    ResponderExcluir
  18. Ou v eh servo do Senhor ou Nao. Eu amo a Amy .. Deus deu um talento maravilhoso a ela! N se pode ficar em cima do muro , O Deus q eu sirvo eh um Deus feliz e n um Desu depressivo! U.u vamos orar pela Amy ! Fique com O senhor e q a paz esteja contigo bjo :*

    ResponderExcluir
  19. Os evangélicos deste tipo é que acho que louvam o "demônio", pois vivem procurando ele em todo lugar.
    Citam mais o nome dele, do que o de Jesus.
    Buscam mensagem subliminar até na festa junina, kkkkk. Vai se procurar algo útil para fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você deveria se envergonhar de falar isso dos ervos de deus

      Excluir
  20. jesus traga a sua cerva de volta ela tem um talento muito grande eu gosto muito da banda minha mae não gosta mas ela tem muito talento

    ResponderExcluir
  21. Não se esqueçam q o mundo e do maligno, e os evangélicos não louva o demônio, e fato q um cristão não poderia ouvir tais musicas, curtia bastante o evanescence e acho a voz dela incrível para dizer no mínimo, espero q ela se converta de fato, volte aos braços do pai e faça um sucesso maior com hardcore cristão para levar a palavra de Deus a muitas pessoas e ela continue com o seu jeito de ser, mas andando na luz

    ResponderExcluir
  22. É incrível como a igreja junto aos pastores fazem lavagem cerebral nas pessoas, fazendo com que elas sempre olhem o lado religioso da coisa distorcendo letras de músicas e denegrindo a imagem das pessoas.

    ResponderExcluir
  23. É incrível como a igreja junto aos pastores fazem lavagem cerebral nas pessoas, fazendo com que elas sempre olhem o lado religioso da coisa distorcendo letras de músicas e denegrindo a imagem das pessoas.

    ResponderExcluir
  24. olha evanescence e cristan como sua familhia tbm e olha conheco as musicas dela emy lee amo musicas perfeitas sao musicas a quale vai aprender sobre a banda antes de falar ja nao basta o boato que avril lavigne foi substituida so porcausa da capa de seu cd agra ate sobre emy lee tao falando dizendo que e louka a va aruma oque fazer sou evangelica e esculto rock e numca sai da ingreija por causa disso ta

    ResponderExcluir
  25. Nossa, acho melhor pesquisar o que Amy diz sobre as letras das musicas antes de ficar inventando besteiras. Bring me to life nao tem nada a ver com o que diz essa "analise" muito mal feita e besta. Af, isso tudo é sem noção e totalmente desnecessário. Credo!!!!

    ResponderExcluir
  26. nossa vc é uma pessoa perturbada putz cara vai procurar o que fazer ,ou melhor vai viver tua vida e deixa quem ta vivendo de verdade. A vida é curta pra quem tenta bancar o bonzinho .....

    ResponderExcluir